“Eu te amo”, “Nasci aqui neste lugar e vou morrer aqui”, “Gostei deste lugar, daqui não saio mais”, “Esta é a melhor empresa do mundo, vou me aposentar aqui”.
Promessas e promessas. Promessas e mais promessas. Vivemos num mundo onde palavras são apenas palavras. Perderam sua importancia. O que sai da minha boca pode ser negado segundos depois. O que assinei pode não ter valor algum após uns minutos de reflexão.
Nos prendemos a pessoas, aprendemos a gostar delas e de repente sai um sonoro “eu te amo”. O que fazer agora, se esse eu te amo perdeu o valor. Acho que abrir o jogo é a melhor forma de resolver a situação. Viver num “eu te amo” do passado não nos traz nada de bom. Quem vive no passado torna-se escravo dele, impossibilitado de viver livre no presente e esperar algo diferente do futuro.
Nascemos num lugar. Com nossas opiniões, mas esquecemos que não existe roteiro a ser seguido. A nossa vida não tem um calendario com coisas a serem cumpridas e impossivei de serem modificadas. Só porque nascemos num determinado lugar não significa que não posso mudar se for para meu crescimento pessoal, profissional ou para nos sentirmos gente de verdade. Nada é para sempre, as vezes, deixamos de crescer pois “nascemos num lugar” e apesar de crescermos, o nosso medo de mudança não nos deixará cerscer como pessoas, morreremos ali e ainda pequenos.
Gostar de um lugar. Fazer parte de um clube. Tornar-se membro de uma igreja. São coisas maravilhosas, porém se aquilo não está mais me fazendo bem. Se não me sinto a vontade nesse meio, vou tornar-se infeliz porque um dia prometi que dali não sairia mais. Nossa vida muda com o passar do tempo. O que me fazia bem ontem, hoje pode não ser mais tudo aquilo que eu desejo e gosto.
Planos de carreira excelentes. Oportunidades incriveis, porém a empresa não explora meu potencial. Vou viver uma vida de funcionário frustrado para não ter mais um registro em minha carteira, ou para agradar este ou aquele. Não. Sair para trabalhar deve fazer bem para nossa mente e corpo. Crescermos intelectualmente, explorarmos nosso potencial e capacidade. Trabalhar por trabalhar tona as pessoas infelizes, incapazes de crescer e realizar um bom trabalho. O mercado está cheio de profissionais frustrados que não desempenham bem suas tarefas. Presos a promessas de carreira promissora em determinada area e abando a voz do coração que os manda para outros lados.
Promessas são feitas diariamente em todos os cantos do mundo. Nem todas são cumpridas. Mas não podemos dizer que são vazias. Muitas vezes optamos por uma empresa, uma religião, um clube social, e escolhemos uma pessoa para ser nossa companhia eterna, porém co o tempo percebemos que nada é eterno. Sentimentos mudam. Nossas opiniões mudam. Nossos desejos mudam. Não existe roteiro para uma vida feliz. Existe aquilo que eu decido fazer com o meu coração aberto, entregue. Ali está a verdadeira felicidade.
Hoje eu te amo profundamente, amanhã a gente conversa. Nasci aqui, mas se surgir outra oportunidade em algum lugar eu posso até pensar em ir. Essa religião é perfeita, amanhã posso rever meus conceitos. A empresa me faz crescer muito, amanhã posso encontrar outra que me faça crescer mais.
Promessas sinceras mas momentaneas. Vivemos de momentos. Não somos imutaveis. Os dias passam, nossa vida passa e eu que viver livre todos os dias da minha existencia, prometendo aquilo que meu coração deseja porém livre para mudar de ideia assim que ele desejar. Isso é ser livre. Isso é ser feliz.
05/12/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário